Abordagem dos usos e as práticas atinentes às comunidades que se situam no diálogo intercultural afro-luso. Os modos e as modas de interacção cultural.
Recolha de vocabulário específico das comunidades afro-lusas, assim como expressões idiossincráticas; criação de termos, formações sintácticas relevantes no corpus de análise e passíveis de configurar uma poética da língua que ponha em relevo uma ecologia linguística capaz de rever o conceito de monolinguismo identitário.
Reunião e avaliação do vocabulário teórico-crítico que orienta a investigação dos contextos coloniais e pós-coloniais, nomeadamente no plano dos fenómenos socio-culturais deles decorrentes. As grandes áreas convocadas são: a história contemporânea, a antropologia, os estudos coloniais e pós-coloniais, a teoria da cultura e os estudos culturais, a linguística, a narratologia, a teoria da imagem e os estudos visuais, a semiótica, os estudos artísticos, entre outras.
Mapeamento dos imaginários coloniais e pós-coloniais, produzidos por ideologizações, estilizações e desconstruções, patentes em obras e autores modernos e contemporâneos, nos domínios da literatura, do artesanato, das artes visuais, do cinema da performance, do teatro e da música.